ENSINANDO E APRENDENDO
COM AS TIC – NUTEM
REFLEXÕES DA TEMÁTICA
ESTUDADA
_ Fernando da Silva Filho
A temática estudada na unidade I
aborda a disseminação do uso das tecnologias em todos os ramos de atividades. Por
consequência, exige de cada um de nós uma postura que atenda às mudanças
sociais e educacionais caracterizada pela rapidez e abrangência de informações.
Esse novo contexto traz grandes
desafios para a escola, pois precisa formar alunos para terem autonomia social
e dispostos a aprender a aprender ao longo da vida. Escola e professor estão diante
de um grande desafio: ensinar e aprender nas era das tecnologias e converter
informação em conhecimento.
Para tanto, o professor precisa
vencer a complexidade de ensinar na atualidade. O professor além de dominar os
saberes pertinentes à profissão docente tem também de lidar com as várias
tecnologias que cercam a nova ordem social.
A escola por sua vez, precisa
melhorar os processos de gestão permitindo que professores e alunos, possam
usufruir das contribuições tecnológicas. Por isso, não podemos nos dar ao luxo
de ficarmos parados no tempo. Precisamos aprender a ensinar e aprender com as
mídias digitais, criando condições que permitam a compreensão e a complexidade
do mundo atual.
Ensinar e aprender no contexto atual
não é fácil. A grande maioria dos professores não dominam todos os recursos tecnológicos
disponíveis com ênfase no computador. Outro fato é que nem todas as escolas
públicas dispõem de laboratórios de informática e, quando dispõem, os mesmos
não funcionam plenamente. Outro agravante é que nossos alunos em sua grande
maioria, também não dominam os conceitos básicos de uso do computador,
prejudicando com isso, o seu rendimento no laboratório de informática.
Por isso, acredito que o maior
desafio da escola e dos professores é o de proporcionar ao aluno o
desenvolvimento da capacidade de ler e escrever e principalmente de fazê-lo
pensar criticamente à cerca do que acontece em sua volta.
Caso contrário, mesmo que o aluno e
professor consigam dominar os recursos mínimos das ferramentas educativas e que
tenhamos laboratórios de informática altamente sofisticados, mesmo assim o
aluno terá dificuldades em converter informação em conhecimento.
_ FSF – maio/2012
Olá por comentar meu blog . O seu está muito bom . Abraços.
ResponderExcluir