terça-feira, 15 de maio de 2012

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – NUTEM
REFLEXÕES DA TEMÁTICA ESTUDADA


_ Fernando da Silva Filho


A temática estudada na unidade I aborda a disseminação do uso das tecnologias em todos os ramos de atividades. Por consequência, exige de cada um de nós uma postura que atenda às mudanças sociais e educacionais caracterizada pela rapidez e abrangência de informações.
Esse novo contexto traz grandes desafios para a escola, pois precisa formar alunos para terem autonomia social e dispostos a aprender a aprender ao longo da vida. Escola e professor estão diante de um grande desafio: ensinar e aprender nas era das tecnologias e converter informação em conhecimento.
Para tanto, o professor precisa vencer a complexidade de ensinar na atualidade. O professor além de dominar os saberes pertinentes à profissão docente tem também de lidar com as várias tecnologias que cercam a nova ordem social.
A escola por sua vez, precisa melhorar os processos de gestão permitindo que professores e alunos, possam usufruir das contribuições tecnológicas. Por isso, não podemos nos dar ao luxo de ficarmos parados no tempo. Precisamos aprender a ensinar e aprender com as mídias digitais, criando condições que permitam a compreensão e a complexidade do mundo atual.
Ensinar e aprender no contexto atual não é fácil. A grande maioria dos professores não dominam todos os recursos tecnológicos disponíveis com ênfase no computador. Outro fato é que nem todas as escolas públicas dispõem de laboratórios de informática e, quando dispõem, os mesmos não funcionam plenamente. Outro agravante é que nossos alunos em sua grande maioria, também não dominam os conceitos básicos de uso do computador, prejudicando com isso, o seu rendimento no laboratório de informática.
Por isso, acredito que o maior desafio da escola e dos professores é o de proporcionar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de ler e escrever e principalmente de fazê-lo pensar criticamente à cerca do que acontece em sua volta.
Caso contrário, mesmo que o aluno e professor consigam dominar os recursos mínimos das ferramentas educativas e que tenhamos laboratórios de informática altamente sofisticados, mesmo assim o aluno terá dificuldades em converter informação em conhecimento.

_ FSF – maio/2012

Um comentário: