Ao
pesquisar na internet sobre “o que é hipertexto” foram listadas cerca de 50.000
páginas. Isso nos leva a concluir que temas ligados ao hipertexto é um tema
bastante abrangente.
De
fato o termo hipertexto é bastante divulgado na internet. Quando buscamos no
Google, aparece uma lista com várias opções de escolha. E ao selecionarmos a
página do Wikipédia encontramos de imediato a definição de hipertexto.
Dentro
do Wikipédia além da definição de hipertexto temos a opção de se conectar com
outros links que estão interligados com o texto pesquisado. São textos ligados
a outros textos e que pode conter palavras, imagens ou sons que ao serem
clicados se conectam com outras páginas, onde é possível encontrar conteúdo
complementar ao pesquisado.
No
entanto, ao navegarmos num hipertexto temos de ter cuidado por onde estamos
andando e qual rumo seguir. No hipertexto uma definição leva à outra que leva à
outra e assim por diante, parecendo não ter mais fim. Essa variedade de opções
nos leva a um universo de informações que tanto pode completar o sentido do
texto principal assim como pode nos distanciar do foco inicial. Assim, é
importante termos em mente aquilo que buscamos ao iniciarmos nossa jornada.
Ao
longo da leitura foi possível entender um pouco melhor sobre o conceito e a
funcionalidade do hipertexto e descobrir que o termo hipertexto foi criado por
Theodore Nelson, nos anos sessenta para definir a forma de escrita e leitura
não linear na informática.
Quando
acessamos um ponto determinado do hipertexto, consequentemente, outros que
estão interligados também são acessados. Ou seja, quando exploramos um
hipertexto, ao longo da pesquisa vamos encontrando palavras sublinhadas,
ícones, endereços de sites entre outros atrativos que nos levam a clicar nas palavras chaves abrindo outras janelas.
Com
esses recursos a sua disposição o hipertexto permite ao leitor decidir qual
caminho seguir na sua caminhada pela leitura.
O hipertexto no ambiente
escolar retira do professor a figura de um mero transmissor do conhecimento,
tornando-o um colaborador no processo ensino aprendizagem. O aluno por sua vez,
deixa de ser passivo tornando-se um agente ativo no processo de aquisição do
conhecimento.
Na sala de aula o
hipertexto pode facilitar a interdisciplinaridade entre os conteúdos quando
possibilita que professor e aluno abordem diferentes temas ao mesmo tempo.
Hipertexto é o termo que
remete a um texto em formato digital,
ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos,
palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas
denominadas hiperlinks, ou
simplesmente links. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).
Portanto, o hipertexto
representa uma evolução do modo de se transmitir a informação e de se adquirir
conhecimento, pois possibilita uma aprendizagem em que o estudante tem
liberdade de escolha baseado no seu conhecimento prévio, seu ritmo e seu
interesse no conteúdo abordado.
_ Fernando Silva / maio /2012.
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