terça-feira, 15 de maio de 2012

CONCEITUANDO HIPERTEXTO



Ao pesquisar na internet sobre “o que é hipertexto” foram listadas cerca de 50.000 páginas. Isso nos leva a concluir que temas ligados ao hipertexto é um tema bastante abrangente.
De fato o termo hipertexto é bastante divulgado na internet. Quando buscamos no Google, aparece uma lista com várias opções de escolha. E ao selecionarmos a página do Wikipédia encontramos de imediato a definição de hipertexto.
Dentro do Wikipédia além da definição de hipertexto temos a opção de se conectar com outros links que estão interligados com o texto pesquisado. São textos ligados a outros textos e que pode conter palavras, imagens ou sons que ao serem clicados se conectam com outras páginas, onde é possível encontrar conteúdo complementar ao pesquisado.
No entanto, ao navegarmos num hipertexto temos de ter cuidado por onde estamos andando e qual rumo seguir. No hipertexto uma definição leva à outra que leva à outra e assim por diante, parecendo não ter mais fim. Essa variedade de opções nos leva a um universo de informações que tanto pode completar o sentido do texto principal assim como pode nos distanciar do foco inicial. Assim, é importante termos em mente aquilo que buscamos ao iniciarmos nossa jornada.
Ao longo da leitura foi possível entender um pouco melhor sobre o conceito e a funcionalidade do hipertexto e descobrir que o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, nos anos sessenta para definir a forma de escrita e leitura não linear na informática.
Quando acessamos um ponto determinado do hipertexto, consequentemente, outros que estão interligados também são acessados. Ou seja, quando exploramos um hipertexto, ao longo da pesquisa vamos encontrando palavras sublinhadas, ícones, endereços de sites entre outros atrativos que nos levam a clicar  nas palavras chaves abrindo outras janelas.
Com esses recursos a sua disposição o hipertexto permite ao leitor decidir qual caminho seguir na sua caminhada pela leitura.
O hipertexto no ambiente escolar retira do professor a figura de um mero transmissor do conhecimento, tornando-o um colaborador no processo ensino aprendizagem. O aluno por sua vez, deixa de ser passivo tornando-se um agente ativo no processo de aquisição do conhecimento.
Na sala de aula o hipertexto pode facilitar a interdisciplinaridade entre os conteúdos quando possibilita que professor e aluno abordem diferentes temas ao mesmo tempo.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto).
Portanto, o hipertexto representa uma evolução do modo de se transmitir a informação e de se adquirir conhecimento, pois possibilita uma aprendizagem em que o estudante tem liberdade de escolha baseado no seu conhecimento prévio, seu ritmo e seu interesse no conteúdo abordado.

_ Fernando Silva / maio /2012.

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